Meu terceiro placement aqui no Canadá foi com bebes a partir de 3 semanas (sim, você não leu errado) até 1 ano e meio. São os chamados infants. É uma sala de aula cheia de berços, um para cada criança. Mamadeiras com leite materno, fórmulas de suplemento, restrições alimentares (aos que já comem os sólidos) entre mil e outros detalhes particulares de cada família ou bebê.

Acima de tudo isso, acho que o mais difícil mesmo era adaptar uma atividade que pudesse ser desenvolvida por todas as crianças da sala. Pensem comigo: algumas crianças já andavam, outras sentavam com dificuldade, alguns outros engatinhavam. Isso se tentasse separar por idade eim…crianças de exatamente o mesmo tempo de vida podem ser completamente diferentes.

Numa sala de infants não tem maioria, a maioria é diferente. O que existe é o particular, mas sabe por que é tão óbvio? Com os infants é físico, tá na cara! Você enxerga duas crianças de 11 meses, uma cheia de dentes andando e uma outra de 11 meses que ainda não tem tantos dentes e se sente mais segura sentadinha no tapete.

Trabalhar com infants é entender que desenvolvimento é mesmo uma coisa particular, que começa fisicamente e se perde quando as diferenças físicas se alinham, mas ele continua lá.

Aprendi com os infants que por mais que as diferenças não estejam ali na nossa cara, elas vão sempre existir. Ser professora de infants me fez crescer como professora de toddlers, de preschoolers, de kindergartens…me fez enxergar o particular e o todo.

Ser professora é conseguir enxergar que em qualquer sala de aula existem seres humanos diferentes, com diferentes dificuldades, diferentes conquistas, diferentes perdas e diferentes aprendizados.

Ser professora de infants me ensinou a enxergar o que nem sempre a gente consegue ver.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s