Sabe aquela criança que tudo que você pede ela fala não? Até mesmo quando ela quer fazer aquilo, parece que a única palavra que ela sabe falar é não?

Primeiro vamos nos perguntar como nos relacionamos com as crianças diariamente; quais são as palavras/frases/expressões que mais usamos? Será que nós mesmos não usamos expressões muito negativas?

Por exemplo: quando uma criança está fazendo algo que não “devia”, como nos comportamos? Dizemos que ela não pode fazer o que faz, não é mesmo? Como? Focando no que ela está fazendo de errado ou no que ela poderia estar fazendo certo?

Vou te mostrar como podemos reformular nossas frases, sem ser tão negativos o tempo todo, e ainda trazendo soluções para as atitudes que não deveriam estar acontecendo. Se você mostra para a criança o que ela deveria fazer ao invés do que ela não deveria estar fazendo surte muito mais efeito, e ainda desenvolve uma relação bem melhor entre vocês dois.

Muito simples: vou explicar!

Se a criança está derrubando a comida do prato no chão o que eu falo: “Não pode derrubar comida no chão”, como eu posso repensar essa frase? “Comida fica dentro do prato”. Falei a mesma coisa sem usar conotação negativa.

“Não pode correr”  —> agora é para andar

“Não grita”   —-> estamos em um ambiente fechado, usamos a voz baixa

“Não pode bater no amigo/irmão”  —-> tratamos o outro com gentileza, carinho e amor

“Não fale de boca cheia” —-> quando comemos não falamos, espere acabar de comer para falar

Estão vendo quantas vezes falamos não sem perceber? O que a criança mais escuta é o que ela vai reproduzir, concorda? É um exercício constante e diário, nós acabamos muito nervosos e cansados até para tratar o outro com mais paciência e compreensão. Vamos tentar fazer um esforço para pensar e reformular as nossas frases antes de falá-las. Não é fácil, mas te convido pra esse desafio!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s