Que parte da nossa vida pulamos que hoje, adultos, não conseguimos expor qualquer sentimento que não seja felicidade? Por que temos tanto medo de nos mostrar vulneráveis? Capazes de nos frustrar, sentir medo, tristeza e raiva? O que isso tem a ver com uma tendência a diagnosticar todo sentimento que não foi bem externalizado como doença psicológica e tratamentos psiquiátricos? 

Me pergunto todos os dias em que momento poderíamos ter aprendido a controlar as nossas emoções melhor, mas sempre me deparo com a mesma constatação. Quem foi que disse que nossas emoções precisam ser controladas? Quem foi que te disse que existem sentimentos que não devem ser sentidos? 

Vamos voltar lá atrás, na infância (claro) 

Quantos adultos já te disseram pra engolir o choro? Que aquilo que te preocupava não era motivo de preocupação? Que você não podia sentir raiva que fazia mal pro estômago? Que “já passou, não foi nada”. “Não precisa chorar, olha aquele passarinho!” Isso é reprimir!! Fomos ensinados a não sentir!! 

Agora me explica qual a vantagem de passar a vida inteira tentando esconder os sentimentos?  Ao invés de aprender como lidar com eles? Óbvio que uma hora você explode, na minha visão não há nada mais natural do que o corpo entrar em colapso. E é assustador o quão cedo as pessoas estão entrando em colapso hoje em dia. 

Estou aqui para fazer um apelo (mais um): 

Não vamos mais falar o que falaram pra nós quando crianças, precisa falar que não está dando certo? Vamos mudar o discurso, que tal? 

RECONHEÇA O SENTIMENTO: Empatia DIRECIONE A CRIANÇA PARA UM LUGAR SEGUTO QUE ELA POSSA EXPRESSAR ESSE SENTIMENTO 

– Chora mesmo se você está triste, vai deitar ali no travesseiro e chore o quanto você quiser.

– Não precisa explicar para ninguém, chorar faz bem. Estou aqui se quiser conversar. 

– Nossa, isso deve ter doído. Consegue se levantar? 

– Nossa que nervoso que você deve estar passando, quer ir no banheiro gritar? 

 – O meu corpo não é para chutar/bater/morder. Vem aqui que eu te mostro uma bola que você pode chutar porque está nervoso. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s