Quem trabalha com Educação Infantil ou tem filhos pequeno sabe que essa é uma fase que a criança fica doente quase que 100% do tempo. Mas por que isso? Chama-se fase oral, toda criança passa, o que significa que absolutamente TUDO o que ela vir pela frente, vai colocar na boca.

Mas então devemos impedir que as crianças coloquem as coisas na boca? JAMAIS!!! A fase oral é importantíssima para o desenvolvimento, significa que a criança está explorando. Explorar para eles não é só olhar e sentir com as mãos…é muito além, eles querem sentir o gosto, a textura, o formato, e tudo isso é feito com a boca (é por onde vem meu alimento, é a primeira parte que a criança aprende a usar depois que nasce).

O que nós fazemos é procurar adaptar o ambiente ao máximo para que eles possam se desenvolver sem ficar muito doentes. Antes que os “educadores raíz” venham me criticar, dizendo que as crianças precisam desenvolver anticorpos, eu concordo com vocês. Nunca conseguiremos evitar todas as doenças, gripes, febres e afins…mas o contágio sim. Sabe aquela virose que todo mundo pegou? Dá pra não pegar!

Tirar os sapatos ao entrar nos ambientes:

Sempre tenha um sapato que sirva só para ficar em casa e outro só para sair (caso você se incomode em ficar em casa de meias ou descalço). Quando for à escola do seu filho, também certifique-se que esses cuidados estão sendo tomados e não vá lá você, entrar na sala com o sapato que veio da rua.

Lavar as mãos com sabão:

Essa parece óbvia, mas muitas pessoas não sabem como lavar as mãos de verdade. Lavar as mãos com sabonete passando por todos os dedos, dentro das unhas contando até 45 (desliga a torneira quando estiver esfregando, mas tem que molhar a mão antes). Todas as vezes que assoar o nariz do seu filho, ou de outra criança, lavar as mãos. Todas as vezes que entrar em um ambiente novo, lavar as mãos. Antes de comer, lavar as mãos. Todas as vezes que encostar em lixo, sujeira: lavar as mãos.

Higienizar os brinquedos passados pela boca das crianças:

Parece exagero? Eu juro que não é! Fique de olho, se tiver mais de uma criança brincando com o mesmo brinquedo e ele for pra boca, guarde-o em cima da pia para mais tarde passar álcool (falei mais tarde porque normalmente se faz isso ao final de cada dia, já higieniza todos de uma vez). Spray de álcool com água, passa um paninho e depois só deixa água escorrer e secar naturalmente.

Higienizar as superfícies:

Mesa de comida: pano com álcool antes e depois de comer. A comida cai na mesa (e tem que cair mesmo, não adianta querer que uma criança não derrube comida fora do prato). Armário onde ficam os brinquedos, todas as superfícies que os brinquedos encostam antes de passar pela boca da criança, isso inclui o chão.

 

(function(g){g.__ATA.initVideoAd({format: 'inread', sectionId:1265303015});})(window);
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s