Sempre recebo perguntas como essas: “Como que é a adaptação no Canadá?” “Meu filho não fala inglês” “O que eu faço?” “O que eu levo?”

Primeiro passo: tente manter a calma!

Segundo passo: lembre-se, seu filho não está tão ansioso quanto você. Ele vai ficar se perceber algo de errado com a mamãe ou com o papai. Seu filho confia em você e acredita em tudo o que você fala e faz. Se pra você tá bom, pra ele também está!

O ideal é conversar com as crianças sobre tudo o que está acontecendo independente da idade: “Filho, vamos nos mudar para outro país e você vai estudar em outra escolinha”. Seja franco com ele, fale sempre a verdade: “Filho, vai ser uma fase complicada para a mamãe também, vamos todos para um lugar onde não conhecemos ninguém”. E se mostre disponível: “Mas a mamãe e o papai estão sempre aqui pra qualquer coisa que você precisar”.

Quando o grande dia chegar, obedeça as regras de adaptação da escola (você provavelmente vai saber um pouco antes) – se quiser também pode ler esse post sobre adaptação, e se tranquilizar um pouco mais.

Pense que o Canadá é um país que recebe, em média, 320,000 imigrantes por ano (segundo o site do cic). Eles estão bem acostumados com imigrantes, e mais ainda com filhos de imigrantes. A maioria das escolas possuem estratégias concretas e bem funcionais com relação ao desenvolvimento da linguagem. Seu filho não vai sair falando inglês no primeiro dia, mas a ideia é que ele não se sinta desconfortável com a língua, apresentada de maneira suave e despretenciosa.

Trabalhei em uma escola esse ano que na porta de entrada estava escrito em algumas línguas: Bom dia! – Apesar de em português estar errado, não deu tempo de tirar a foto com o corrigido.19453172_1036403296490394_4229552652365035608_o

As escolas fazem a maior questão de receber com os braços super abertos famílias e crianças de outros países, faz parte da educação de todos trabalhar diversidade na prática, é super rico para uma sala de aula, como se fosse um presente para os professores.

Sinta-se tranquila para perguntar e conversar com a professora do seu filho sobre qualquer coisa que quiser. Gosto de sempre enfatizar a importância desse canal. Lembre-se que ela também é importante para a sua segurança e confiança na escola, e ela sabe disso. Pais inseguros = crianças inseguras.

Outra coisa importante é que aqui no Canadá, devido as mudanças loucas de temperatura e também por questão de higiene, cada criança tem um Cubbie. É onde fica a mochila e todas os objetos de uso pessoal da criança. Trocas de roupa, lenços, filtro solar, chapéu, botas de neve ou de chuva, calças de neve, casaco (tudo isso dependendo da estação). O que não muda é: um sapato para usar dentro e outro para usar fora da escola (no parquinho, por exemplo). Esses ítens ficam na escola durante toda a estação. Todo o dia é a mesma rotina: os pais chegam com a criança, tiram as botas e os casacos, colocam os sapatos de ficar dentro e só aí podem dar tchau. Nessa altura do campeonato posso te dizer que a rotina vai ser sua melhor amiga! 😉

Desejo um bom início a todos!

 

Advertisements

One thought on “Como se preparar para os primeiros dias de aula no Canadá (dos seus filhos)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s