Diante de toda a polêmica do outro post, resolvi compartilhar com as pessoas algumas estratégias que eu uso para ensinar a criança a se acalmar. São diferentes ambientes na sala de aula que estimulam a criança, conforme o tempo vai passando, a se dirigir automaticamente a eles quando se sentir “descontrolada”. Lembrando que o controle emocional é uma habilidade que a criança desenvolve durante a primeira infância, ninguém nasce sabendo se acalmar sozinho, e claro, dependendo do ambiente que essa criança está inserida e sua idade, fica cada vez mais difícil. Mas vamos falar de soluções:

  • Ficar um tempo sozinha

Ofereça para a criança ir se acalmar em outro ambiente (pode ser no hall da sala, pode ser atrás da cortina, pode ser deitada em algumas almofadas) – todos eles que possam ser supervisionados por um adulto.

  • Respirar fundo

Pedir para a criança respirar fundo, respirar você também calmamente na frente dela, oferecer uma bexiga (real ou imaginária) para encher com a sua respiração.

  • Conversar com um adulto

Oferecer a sua completa atenção caso uma criança esteja precisando conversar, pode perguntar: “Eu estou aqui para te ajudar, tem algo que você gostaria de me falar? Quer conversar comigo em algum lugar? Venha, eu vou com você”

  • Beber água

Oferecer um copo de água, precisamos naturalmente controlar a nossa respiração enquanto bebemos.

  • Olhar através da janela

Observar outros ambientes, outras pessoas em outras situações tiram e ajudam o corpo se acalmar.

  • Escrever um bilhete

Organizar na sala de aula um ambiente que possibilite a criança escrever um recado para alguém (individualmente) sobre o que quiser. O papel deve dar a impressão de uma carta/torpedo/mensagem na qual a criança possa se expressar sobre algo que aconteceu, ou algum sentimento que sentiu ou ainda sente.

  • Fazer algum exercício físico

Estimular a criança a se movimentar (usando o seu corpo e não o de outra pessoa) para “suar” a raiva, o nervoso…

  • Organizar/Arrumar algo

Dar alguma tarefa para a criança, algo que ela possa se concentrar em fazer, desacelerando a cabeça e acalmando o seu corpo.

  • Olhar um álbum de fotos

É legal sempre ter na sala de aula fotos da família, escolhidas pela criança. Algumas crianças se acalmam bastante em olhar seus familiares, lembrar de situações.

  • Nomear o sentimento

Oferecer várias opções para a criança e ao mesmo tempo, nomear o que ela está sentindo: “Você está se sentindo assim, pois está com raiva, está frustrado porque não quer fazer XYZ. Vou te ajudar a se acalmar, você quer ir lá atrás da cortina e ficar um tempo sozinho?”

Cada criança é uma, e é por isso a importância do professor (ou responsável) a conhecer bem para conseguir ajudar e oferecer o melhor caminho para o auto controle. Lembrando que a criança não aprende sozinha, algumas tem mais facilidade que outras, o que não significa que não precisem de ajuda. Observe, conheça com quem está lidando, esse é o segredo.

Slide1

Advertisements

One thought on “10 estratégias que ajudam a acalmar uma criança em momento de estres

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s