Já cansei de falar aqui que não tem necessariamente hora certa pra criança ir pra escola. Existe uma combinação de motivos: pessoais, profissionais, sociais, que fazem os pais decidirem/precisarem colocar os filhos na escola. Mas hoje resolvi falar sobre como a escola traz benefícios para o desenvolvimento infantil.

Sempre que eu falo que sou professora de Educação infantil as pessoas fazem uma cara de interrogação, e, as vezes, me perguntam: “Mas o que exatamente você ensina?”. É engraçado o quanto essa pergunta parece vaga, né? Não somos professores de português, geografia, ciências…logo, as pessoas nos confundem com babás, ou somente cuidadoras.

Mas quer saber o que eu ensino? É na Educação Infantil que a criança aprende os valores mais importantes que ela vai carregar para a vida inteira: como conviver em sociedade. É na escola que as crianças são frustradas, na grande maioria das vezes, pela primeira vez. E não tem nada de errado nisso, é difícil para os pais fazerem isso em casa, e a escola é um bom lugar para aprender. Mas como assim frustradas? Isso é certo?

A frustração faz parte do crescimento, e se quisermos que os nossos filhos amadureçam, vai doer (psicologicamente, óbvio). 

Muita gente não sabe, mas as crianças, todas, nos primeiros anos de vida são extremamente egocêntricas, acham que absolutamente todo o mundo gira em torno delas. A maioria das coisas gira mesmo, rs, mas por exemplo: se o telefone toca, elas acham que foram elas que fizeram isso acontecer. E como fazer para explicar?

Inserção em um ambiente social é um jeito de explicar para a criança que ela não é o centro: uma escola tem várias outras crianças da mesma idade que elas, tão fofas, tão lindas quanto elas, e que também chamam a atenção, assim como elas. E é por isso, também, que os primeiros dias na escola são tão difíceis. Sem perceber, aquela atenção que, em casa, era 100% voltada para criança, na escola terá que ser dividida com mais 10 amiguinhos. E isso não tem jeito, é muito sofrido pra eles, por isso que se torna papel da escola e não dos pais.

É na escola, na maioria das vezes, que a criança aprende a esperar sua vez, aprende a dividir um brinquedo com vários amigos, aprende a respeitar e reconhecer o outro, aprende a não expressar seus sentimentos com seu corpo, aprende a se acalmar sozinha, controlar suas emoções, aprende a entrar na brincadeira, aprende a fazer amigos, aprende a conviver com o diferente, aprende a criar a sua própria identidade, aprende a ter responsabilidades, aprende a conviver em grupo, aprende a resolver os problemas sozinho, aprende a lidar com as consequências dos seus atos…ufa, e tem tanta coisa ainda…

Por isso que a iniciação escolar pode ser muito dolorosa para algumas crianças, portanto mais ainda para os pais. Mas saiba que o sofrimento faz parte do crescimento e que, assim que essa fase passar, você não vai acreditar no quão rápido ela passa 😉

IMPORTANTE: uma escola boa respeita as necessidades das crianças: fome, sede, sono, fralda suja. Todas essas habilidades precisam ser desenvolvidas em momentos em que a criança não esteja com nenhuma dessas necessidades.

 

 

(function(g){g.__ATA.initVideoAd({format: 'inread', sectionId:1265303015});})(window);
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s