Hoje proponho um exercício para todas as mamães e papais. Vamos pegar um caderninho (pode ser no bloco de notas do celular mesmo) e escreva todas as características que você espera que o seu filho/filha tenha quando se formar um adulto. O que de mais importante você considera que seriam as qualidades que uma pessoa deveria ter. Sua lista deve ficar algo como: educado, independente, atencioso, preocupado… entre outros (cada um tem a sua).

Pronto? Acabou a lista? Agora pense naquela vez que seu filho/filha fez algo que foi inadmissível, que te deixou muito brava. Aquele dia que seu filho deixou a torneira aberta e não quis fechar, ou aquela vez que ele bateu no irmão mais novo. Todo mundo tem um dia (ou mais de um) que ficou muito irritada(o) e deu aquela bronca bem dada. Escreva nesse mesmo caderninho qual foi a sua reação? Relembre as palavras que usou, o jeito com que falou com o seu filho(a), se gritou, se descontrolou? Como foi esse momento?

Agora leia em voz alta o que escreveu (a parte da bronca). Eu peguei a anotação de uma amiga, ficou mais ou menos assim: “Olhei para o meu filho que estava com a torneira aberta pela décima vez naquele dia, ele estava me provocando. O agarrei pelo braço e gritei: quantas vezes vou ter que te falar que a torneira não fica aberta se não estamos usando? Eu não aguento mais, você é surdo? Estou perdendo a paciência, todo dia é isso agora? O que eu preciso fazer pra você aprender? Preciso te bater? É isso que você quer?”

Quantos de vocês já se arrependeram em seguida?

Com a cabeça fresca agora, imagine alguém falando isso pra você. Gritando, segurando o seu braço. Como você se sentiria? Com medo? Medo de levar outra bronca? Será que o medo de errar é que nos faz crescer ou aprender? Agora volte naquela lista de qualidades que você escreveu, como você acha que está ajudando o seu filho(a) a se tornar essa pessoa que você descreveu no primeiro parágrafo? Aposto que você escreveu gentil! Ensinando o seu filho a gritar desde pequeno, você imagina que ele seja gentil com os outros quando crescer? Eu sei que é difícil pensar assim, mas precisamos ter consciência do quanto somos modelos para as crianças, do quanto ensinamos coisas ruins sem querer.

Mas e então o que eu faço? Parece lindo na teoria, não é mesmo? Mas na prática eu quero ver você conseguir se segurar depois de um dia estressante de trabalho, cheio de conta pra pagar e seu filho ali gastando água. Aposto que muitos de vocês estão se perguntando isso. Quer saber a melhor coisa que você pode fazer pelo seu filho? Sabemos que o melhor é sentar e conversar, olhando nos olhos, sem gritar…mas que nem sempre isso é possível (cada um tem os seus motivos). Pois é, acredite em mim, o melhor é deixar pra conversar depois, quando você estiver calma.

No momento em que vir o seu filho fazendo isso, segure a sua raiva, vá fechar a torneira (ou peça pra ele fechar – se estiver muito irritada feche você mesmo) e olhe nos olhos dele e diga: “vamos conversar sobre isso depois, agora vou esfriar minha cabeça”. Essa conversa pode demorar horas para acontecer, mas é importante que aconteça em um momento que você esteja preparada para sentar e conversar. Sem gritar, sem xingar, explicando com calma para o seu filho o porquê da torneira não ficar aberta sem ele estar usando. Enquanto você não estiver preparada para essa conversa, desse jeito, não converse, vá tomar um banho, uma água, o que quiser fazer para esfriar a cabeça. Além disso, estamos ensinando aos nossos filhos que nós também precisamos nos controlar em algumas situações, não os ensinamos que gritar e espernear não resolve? Sabemos que com gritaria e descontrole não ensinamos nada de bom para os pequenos, vamos praticar o nosso controle também, que tal?

Se for muito difícil, lembre-se da lista. Que tipo de pessoa eu quero que meu filho seja no futuro?

Advertisements

One thought on “Um exercício para quem tem filhos (não importa a idade)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s