A escolha da primeira escola é muito difícil. Mas mais difícil do que decidir qual a hora certa de colocar a criança na escola? Queridos papais e queridas mamães, não existe hora certa, não é porque a sua amiga que fez curso de gestantes com você decidiu que o filho dela deve ir a escola que o seu também deva. Cada criança ou cada mãe tem o seu momento e, quando chegar, vamos aprender a escolher o lugar mais adequado?

Primeiro de tudo, a idade que o seu filho vai entrar na escola. Isso está 100% ligado ao que você deve observar. Hoje vou falar sobre crianças de até 2 anos de idade, pois conforme a idade, as expectativas dos pais sobre a escola também mudam. Então, se seu filho tem menos de 2 anos e você está pensando em colocá-lo na escola, esse texto é pra você!

É claro que toda família tem suas limitações e necessidades, mas, independente disso, estamos aqui falando de um lugar que você vai confiar seu filho várias horas por dia, então ele TEM QUE estar alinhado com as suas expectativas, senão NÃO SERVE. Não tenha medo de questionar, observar bem e até mesmo, passar algumas horas na escola pra entender a dinâmica e o funcionamento das coisas.

Então vamos lá, o que será que uma criança de até 2 anos de idade realmente precisa? O que será que ela desenvolve nessa idade? Eu te digo. Essa criança está aprendendo a confiar e se conectar emocionalmente com as pessoas, é até os 15 meses de vida que a criança se apaixona pela primeira vez, sabia? São esses sentimentos aprendidos nos dois primeiros anos que serão delas para sempre. A capacidade de confiar no outro, de se entregar, de amar, tudo isso é desenvolvido nessa idade. A ansiedade quando com estranhos, tudo isso é muito importante e deve ser devidamente respeitado tanto em casa, quanto na escola.

Cada criança é diferente, mas todas devem ser respeitadas de acordo com a sua personalidade, suas necessidades e seus desejos. É nessa idade, ainda, que as crianças ainda não podem ser consideradas “mimadas”, pois seus desejos são muito limitados: contato, cuidado, fome e sono. E esses desejos devem ser realizados SEMPRE, jamais ignorados. A criança precisa se sentir segura nessa idade, isso é o mais importante.

É até os 2 anos que ela desenvolve a base de confiança, o lugar que ela sabe que pode voltar se alguma coisa acontecer: “posso explorar, mas se eu cair, sei quem procurar”. A criança que não tem base de confiança, não vai explorar, ela vai ter medo sempre. A criança que não tem seus sentimentos legitimados não vai se sentir capaz, vai se sentir inferior, insegura.

O que observar então? Nessa escola, o mais importante deve ser a interação dos funcionários com as crianças. Observar se o ambiente é acolhedor para uma criança. Observar se os adultos respeitam os sentimentos dos pequenos, os reconhecem e os legitimam. Um exemplo positivo é: “eu sei que você está triste, mas pode ficar aqui comigo que eu vou estar do seu lado quando você chorar”. Um exemplo negativo é: “agora chega de chorar, não vou mais ficar do seu lado se você continuar chorando”. Outro exemplo positivo é: “a mamãe foi trabalhar, mas ela volta no final do dia, lembra que isso aconteceu ontem?”. Outro exemplo negativo é: “A mamãe foi no banheiro rapidinho e jaja volta, vem aqui ver esse brinquedo novo que ganhamos”. Distrair a criança é um exemplo de quebra de confiança, mentir para a criança é outro exemplo. Perceber se as crianças tem um relacionamento bom com as professoras, estão se divertindo, interagindo, sorrindo são exemplos de afinidade e confiança.

Outra coisa importante é: os pais devem se sentir seguros com a escola, conhecer as regras e concordar com elas. Sabemos que a confiança e ansiedade dos pais é transmitida para as crianças, então, uma vez escolhida é sempre bom conversar com o seu filho sobre a escola, contar o quanto a mamãe está feliz e segura com essa decisão e o quanto ele vai se divertir e gostar da escola nova.

Aí vocês devem estar se questionando, a comida não é importante? A infra-estrutura da escola? A localização, os brinquedos? Tudo isso também é importante, é claro, mas acredite em mim, está em segundo plano. O que você quer construir antes dos dois anos de idade são laços, afinidades, amor e confiança. E se você não pode passar todo esse tempo com o seu filho, escolha bem as pessoas que vão fazer isso por você.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s