Aqui tenho uma matéria na faculdade que chama: Health, Safety and Nutrition. Diria que eles não ensinam segurança e higiene, eles são completamente neuróticos com isso. Em sala de aula eu aprendo como cada germe de cada doença é transmitido (juro!) para saber como lidar para impedir ao máximo o contágio e, em seguida, controlar para que nenhuma doença se espalhe para outras crianças.

Mas e na prática? Como acontece? Essa é a hora que não tem conversa dentro da escola.

Depois de aprender que os germes estão em todo lugar e que as mãos são a principal via de transmissão de doenças, o mais importante é desenvolver o hábito dos pequenos de lavar as mãos SEMPRE. Portanto, chegou na sala de aula: lavar as mãos, espirrou: lavar as mãos, assoou o nariz: lavar as mãos, hora de comer: lavar as mãos, voltou do parquinho: lavar as mãos, usou o banheiro: lavar as mãos, trocou a fralda: lavar as mãos. ATENÇÃO: com sabão e durante 20 segundos, senão não vale.

IMPORTANTE: álcool gel não é a mesma coisa, o álcool mata todos os germes, inclusive os que podem ser benéficos para o seu corpo, então álcool gel só quando não tiver água e sabão!

A segunda via de transmissão de doenças é através de objetos contaminados. Por exemplo: uma criança coloca um brinquedo na boca e passa para uma segunda criança que também o coloca na boca. Nesse caso não tem jeito, algum adulto tem que estar sempre de olho. O brinquedo contaminado pela primeira criança deve, assim que sair da boca, ir direto para a pia ser lavado com água e sabão e deixar secar naturalmente no escorredor. Isso deve ser feito com todo e qualquer brinquedo que alguma criança levar na boca!

DETALHE: Todos os brinquedos são desinfetados pelo menos uma vez por semana e isso faz parte da função das professoras, todas as cestas da sala inteira. Exceto pela water table que é esterilizada logo após o uso (que pode ser diário) junto com todos os brinquedos que estavam dentro.

Qual o produto que é usado para desinfetar? Aqui usamos alvejante (Bleach) comum e fazemos a seguinte mistura: 1 colher de sopa de bleach para cada 1 Litro de água. Mesas, cadeiras, brinquedos que foram na água ou na boca de alguma criança são desinfetados imediatamente e em média umas 10 vezes ao dia. São sprays que contém a mistura e ficam ao alcance das professoras dentro das salas de aula.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Troca de fraldas: sempre com luvas e NUNCA usar lenços, fraldas ou pomada de uma criança na outra. Não importa o caso.

Alimentação: nunca deixar nenhuma criança comer nada que caiu no chão ou até mesmo que algum amigo encostou com a mão. Nesse caso cabe uma explicação para a criança de que sua comida está contaminada, não devemos comer nada com os germes do outro.

Professoras: usar luvas SEMPRE que em contato com sangue, até mesmo se o sangue não for novo.

Pais e visitantes: tirar os sapatos antes de entrar na sala de aula, e nem precisa falar: lavar as mãos.

Criança doente: nenhuma criança deve permanecer em sala de aula se estiver com febre, diarreia ou mal estar. Toda escola deve ter uma sala preparada para a criança esperar os pais virem buscar (supervisionada, claro)

Essas são algumas das práticas de higiene que são aprendidas diariamente pelas crianças do Canadá. Lembrando que qualquer escola está sujeita a receber uma visita da Metro Criteria (responsável pelo controle da qualidade da higiene nas escolas de Toronto) e qualquer professora está suscetível a perder sua licença se não estiver utilizando as práticas corretas e for pega em uma dessas visitas.

Toronto Public Health Website: Guidance Document Infection Prevention and Control in Child Care Centreshttp://www1.toronto.ca/wps/portal/contentonly?vgnextoid=85eeebfc2bb31410VgnVCM10000071d60f89RCRD

(function(g){g.__ATA.initVideoAd({format: 'inread', sectionId:1265303015});})(window);
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s