Conversando com uma amiga outro dia, ela me perguntou: “mas eim, qual o lado ruim da pedagogia?”. Dei risada e fiquei pensando que acho que eu coloco a minha profissão num pedestal, que as vezes, por eu gostar tanto, faço parecer fácil, tranquilo, “pra qualquer um”, e na verdade não é nada disso, é beeeem diferente. Inclusive é um emprego que, na teoria tudo é lindo, mas na prática é que eu quero ver.

A primeira semana de aula é um desespero completo. As crianças não te conhecem, os pais não te conhecem, um chororô pra todo lado, tem dias que eu até esqueço de fazer xixi. Fica todo mundo nervoso, ninguém confia em ninguém, é uma loucura. A cena que me vem na cabeça é de uma selva com vários animais de diferentes espécies urrando de diferentes jeitos, cada um querendo atenção especial e eu sou só uma. Umazinha no meio dessa sala de aula prestes a entrar em colapso assim como todos ao meu redor.

É um longo trabalho que requer muito tempo. A cada dia os pais vão se sentindo mais seguros e confortáveis com os filhos na escola, as crianças vão se familiarizando com o ambiente escolar, fazendo novos amigos, confiando na professora. A cada mês as crianças se sentem mais pertencentes daquela sala de aula, se sentem importantes, se sentem seguros, confiantes, corajosos. E quando elas atingem todos essas habilidades sociais, motoras, emocionais: acaba o ano e no ano seguinte começa tudo outra vez, da estaca zero.

Costumamos falar que o dia mais difícil é a segunda-feira, que as crianças voltam do final de semana com os pais, é mais difícil pra se adaptar à rotina da escola, aos horários… Esse processo normalmente demora 4 dias. Assim que elas se adaptam, é sexta-feira e o final de semana já chegou. A vida do professor é uma eterna segunda-feira que quando começa a ficar fácil, chega o final de semana e começa tudo outra vez.

É um trabalho de entrega total e completa. Trabalhar com crianças é não poder transparecer um dia de mal humor, o que aquelas crianças tem a ver com isso? Educação Infantil é enxergar o limite do outro e saber a hora de intervir. É não poder piscar porque se tem de observar absolutamente tudo. É priorizar o outro sem deixar ele perceber. É profundo. É uma profissão maravilhosa, mas definitivamente não é pra qualquer um.

Elisa Bianco

Advertisements

4 replies on “E o lado difícil da pedagogia?

  1. Esse seu texto tá perfeitooooo…
    Trabalhar com criança é tudo isso mesmo.
    É uma eterna segunda, É enxergar o limite do outro, É uma entrega total é completa, É profundo, não é pra qualquer um… e definitivamente é a coisa mais maravilhosa, encantadora e importante da minha vida.
    Amo profundamente trabalhar com os pikinotes. Me encontro quando estou no meio deles. Acho que seu sentimento é bem assim tmb né Eliska?
    Um abraço. 😊

    Liked by 1 person

  2. Olá! Descobri o site por acaso e estou adorando! Pretendo começar o mesmo curso em Halifax-NS. Obrigada pelas experiências compartilhadas.
    Se for possível comente um pouco sobre o sistema se educação. Encontro pouco na net. Sou professora há 5 anos. Mas, não tenho pedagogia. Sou formada em história! Obrigada!!

    Liked by 1 person

    1. Oi Daiane! Aqui no Canadá a educação é extremamente valorizada, a maioria da população opta por escolas públicas desde o começo. São raríssimas as escolas particulares e normalmente bem específicas (método montessoriano, bilíngue…) O curso de ECE é bem puxado, mas é bem prático também, se você tem experiência de 5 anos na área, não terá problemas. Quando você vem?

      Like

      1. Muito obrigada por responder!! Então… por uma questão financeira estou me preparando para ir em julho/agosto do próximo ano. Quero fazer na NSCECE em Halifax/NS. Nossa… tão bom ouvir que a educação é valorizada no Canadá!!! Que sensação boa!!!
        Quando der fala um pouco sobre o dia a dia da sala de aula… tenho muita curiosidade e nunca encontrei nada.
        Muito sucesso pra você!!! E obrigada!!

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s