Imagina ter vivido a sua vida inteira acompanhado da sua mãe e do seu pai, no máximo ter ido na casa dos seus avós de vez em quando. Um belo dia sua mãe te deixa sozinha em um lugar que você não conhece, nunca viu aquelas pessoas na vida, todo mundo fica querendo te agradar, chamar seu nome, ao seu redor só tem outras crianças chorando desesperadamente. Sua mãe não te larga, já falou que vai embora 20 vezes mas não parece nada confortável. Se minha mãe não confia eu não confio. Não quero ficar aqui. Mãe não me deixa aqui!! Não me parece uma situação nada agradável, o que você acha?

Agora imagina o outro lado. Você é a mãe, nunca deixou sua filha sozinha em um lugar que não conhecesse (tanto). Seu desejo é passar todos os dias da sua vida grudada na sua cria, mas precisa trabalhar. Entende a necessidade da sua filha socializar com as outras crianças da sala, aprender a dividir, fazer parte do grupo. Mas por que é tão difícil? É muito cedo, posso ficar mais 1 aninho em casa cuidando dela. Quem precisa de escola? Eu não preciso trabalhar (?). Não quero deixar ela aqui, e se ela me esquecer? Gostar mais daqui do que de casa? Só de imaginar já me da um aperto horrível.

Pois é, esse momento novo é tão difícil para os pais quanto para as crianças. E se não for cuidado pode virar um problemão. Não achamos mas as crianças são muito espertas, e são capazes de encontrar justamente o seu ponto fraco. Se ela perceber que a mamãe não está 100% segura com a escola, pode esquecer, na frente da mãe, vai ser sempre o maior drama pra ficar lá sozinha. Essa mesma criança que com a mãe chora desesperadamente, quando o pai leva não cai uma lágrima. Por que será? Com o pai ela sabe que não tem conversa, não adianta chorar que ela vai ficar lá chorando mesmo. Mas que difícil, então o que fazer?

Fase de adaptação é sempre motivo de muito stress na escola e em casa. Vamos tentar aliviar um pouco essa sensação?

Papais e mamãe: conheçam BEM a escola antes de colocar seu filho lá. Conheça a professora, a coordenadora, a faxineira, todo mundo que vai ficar com o seu filho e tenha certeza de que aquela é a escola que você escolheu. Visite quantas forem necessárias para você tomar a melhor decisão. Não faça com pressa, esse momento é muito importante.

Depois que escolheu, converse com o seu filho em casa sobre o que vai acontecer, explique racionalmente que ele vai conhecer novos amigos, novas professoras, vai se divertir, vai brincar e que a mamãe não vai estar lá o tempo todo, mas que no final do dia ela vai te buscar e vocês vão juntos para casa.

Quando chegar o dia/semana de adaptação (depende da escola) lembre-se de demonstrar confiança na escola, conversar com a professora, falar aquele detalhe que só você conhece sobre o seu filho (ele só dorme virado para o lado esquerdo com dois dedos na boca) e deixar o seu filho brincar. Não aumente a angustia dele querendo que ele fique no seu colo, abraçando e dando tchau beijos e abraços mil vezes. Uma vez que a criança saiu do seu colo empodere ela dizendo que ela vai ficar bem sozinha, e que a mamãe volta no fim do dia. Mas acredite nisso. Acredite que é importante seu filho ficar sem você um pouquinho, que assim ele vai crescer. Que despedidas são difíceis mas fazem parte da vida.

Super importante: não minta para o seu filho. Não diga que você vai no banheiro rapidinho e de repente não volta mais! Seja honesta com ele e crie laços de confiança, se você falou, vai ter que cumprir. Cade você que não voltou do banheiro? Seu filho não vai esquecer e também não vai mais acreditar em você…

Não é fácil! Peça ajuda, se precisar. Converse com a sua coordenadora, com outras mães que estão na mesma situação. É difícil, mas no final tudo da tudo certo.

Elisa Bianco

Advertisements

2 replies on “Adaptação! O que fazer para ser menos sofrido?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s