Quando falamos em desfralde, a primeira coisa que me perguntam é: qual o melhor momento? Queridos papais e queridas mamães: não são vocês que decidem isso! A criança vai mostrando os sinais de que está pronta para desfraldar. Porém, enquanto ela não mostra, os pais podem incentivar esse desfralde de maneira bem natural: Como?

Ao trocar a fralda da criança, se perceber que a fralda não tem cocô, só está molhada, leve a criança para o banheiro e incentive ela a se trocar. Deixe ela abaixar a própria calça, deixe ela tirar a própria fralda e ela jogar a fralda no lixo. Só a ajude a se limpar. Tudo isso em pé, não tem necessidade de levá-la ao trocador se não tem cocô. Deixe a criança ser a protagonista da sua higiene, ela precisa se sentir no comando, afinal, ela está no comando.

Primeiro sinal: a criança começa a avisar que ela está suja. Normalmente o cocô começa primeiro, pois ele é mais incômodo. Em seguida a criança começa a avisar quando está com vontade de fazer cocô, dores de barriga, fica mais quietinha no canto, de repente se agacha.

Papel dos pais: denominar esses momentos para a criança: “fulano, você foi ai no cantinho por que está com vontade de fazer cocô?”

Segundo sinal: você percebe ao trocar a fralda que ela fica seca por um longo tempo (sinal de que a criança já está controlando a bexiga) – ela sabe que o xixi não vem toda hora.

Papel dos pais: ajuda a criança a perceber quando a fralda ta cheia de xixi. Como? Perguntando: “Fulana, sua fralda ta com xixi ou tá sequinha?” Se a fralda estiver seca durante muito tempo é uma ótima oportunidade para os pais sugerirem o vaso para a criança. Lembrando: SUGERIR. Se a criança não quiser, não tem o menor problema.

Dica importante: Quando a criança estiver nesse estágio de controlar melhor a bexiga é um ótimo momento para tirar a fralda por alguns minutos (25, 30 minutos) e colocar uma calcinha/cueca e deixá-la brincar. Lembrando que a criança não pode estar nem com fome, nem com sono, a escolha do momento é importante: ideal é quando a criança  já foi trocada e está alimentada. Deixe a criança sem a fralda por 30 minutos, brincando, feliz e a elogie: “Fulano, olha só! Você está de calcinha! Sua calcinha é da frozen!” É muito importante que a criança se sinta confiante. Passado esse tempo, leve a criança no banheiro, coloque a sentada no vaso e incentive a fazer xixi. Se fizer, maravilha, se não fizer, tudo bem também. Depois, deixe a criança recolocar a fralda com a sua supervisão. Vá aumentando o tempo conforme perceber que a criança está confiante.

É importante ter uma rotina de ir ao banheiro. Depois de acordar, duas vezes de manhã, depois do almoço e assim por diante. Uma rotina que seja a mesma todos os dias e que a criança já esteja acostumada. Mesmo ela estando de fralda, já que ela que tira a sua própria fralda, incentive-a tirar a fralda, sentar no vaso, dar descarga, se limpar e recolocar a fralda. Não tem problema se no início ela não fizer xixi no vaso, mas é importante que ela faça esse movimento todos os dias.

Vai chegar um momento que a criança vai conhecer tanto a rotina que ela vai fazer tudo sozinha. Depois do almoço ela sabe que é hora de ir no banheiro, tirar a fralda, sentar no vaso, fazer xixi, dar a descarga e assim por diante. Tirar a fralda vai ser só um detalhe, muito mais de conforto para a criança. Só tire a fralda quando perceber que ela está fazendo sempre xixi no vaso, esse é o momento. Não queremos esse momento traumático para a criança.

Lembrando que estamos falando somente durante o dia, a fralda para dormir permanece normalmente por mais tempo.

Apesar de tudo isso, escapes vão acontecer e devem ser tratados com naturalidade também: “Escapou o xixi na calça? Não tem problema, vamos correr pro banheiro pra ver se ainda tem xixi querendo sair daí!”. Nunca, nunca brigue com uma criança por ela ter feito xixi na calça.

bebefraldas1

Elisa Bianco

(function(g){g.__ATA.initVideoAd({format: 'inread', sectionId:1265303015});})(window);
Advertisements

One thought on “O passo a passo do desfralde eficaz

  1. Hola

    Muy motivante tu redacción y hay muchas cosas que no sabía que me has enseñado, esta maravilloso..
    te quería devolver el tiempo que dedicaste, con unas infinitas gracias,
    por instruir a gente como yo jijiji.

    Besos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s